quinta-feira, 2 de junho de 2011

O chamado no propósito maior de Deus

A Bíblia nos diz que Deus criou o homem para o louvor da sua Glória, logo isso caracteriza como a base do nosso trabalho parao Senhor.
Hoje fragmentou-se a idéia de chamado, como se fosse a participação em ministério no seio da igreja do Senhor, porém entendo que nosso "pra quê" está em fazer cumprir em nossa vida a manifestação da glória de Deus em tudo que nos propomos a fazer para o Senhor. Sendo assim o que temos de Deus é uma potencialização de Deus, nos chamando para pertencer (discipulado), para ser (justificação/regeneração/justificação/adoção de filhos), e para fazer (manifestar em nossa vida, a partir de nossas vocações sejam espirituais, sejam de habilidades o modo de ser e fazer do Pai Celestial.
Implica aqui em dizer que a aplicabilidade do chamado parte de cada um de nós para o outro, ou para a criação (II co 11.23). Só que não se consegue atingir o objetivo de manifestar Deus se não tivermos a condição do auto-esvaziamento, no qual nossos interesses coadunam com os interesses de Deus, como aconteceu com Cristo (a minha comida e a minha bebida é fazer a vontade do meu pai).
É importante entender que só compreender-se-á a vontade de Deus se tivermos a condição de repensarmos sempre nossa prática, como humanos (nosso vir sendo), buscando entender as vertentes de nossa prática, levando-as a coadunarem com o desejo de Deus. Isto nos leva ao segundo modo de auto-reflexão, que é o encontro consigo mesmo, entendendo a raíz de desejos, traumas, neuras etc... O que prejudica muito na manifestação de Deus em nós, porque se não nos compreendermos confundiremos nossos desejos como propósito d´Ele. Se conseguirmos compreender cada vez mais a nós mesmos, conseguiremos agir com alteridade, convivendo e demonstrando o amor de Deus ao outro a partir do outro, com respeito, fidelidade, justiça, convivendo na diferença do outro sem impor a sua própria diferença numa interligação do reino do outro com o reino do meu e o reino do nosso.

Se conseguirmos entender que o chamado é para manifestar Deus no mundo, compreenderemos que a vocação, talento, sejam eles quais forem surgem como aparatos por onde o Pai se manifesta no amor ao outro. Logo, o emprego, e qualquer forma de manifestação humana na sociedade surgem como caminhos por onde Deus pode aparecer e ser sentido por todos.

Pense Nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário