quinta-feira, 16 de junho de 2011

Caminhos de Espiritualidade

Estamos em um momento da igreja na face da terra, crucial. Confunde-se Espiritualidade com uma série de coisas: Mantras, animismo, emocionalismo, encontros que se exaltam a manipulação via teatros que visam chamar ás emoções à tona, como um caminho para se introduzir as "verdades" que se quer.
E como é difícil ser um caminho diferente, uma opção de culto racional, no qual há compreensão do que realmente se está sentindo ou fazendo no âmbito da adoração a Deus.
O que choca é que a maior descoberta a partir do Renascimento faz-se presente de uma forma bem perojada, em que tudo gira em torno dos interesses humanos, Deus é o servo para os caprichos do homem, obrigado a responder a revelia de sua própria vontade e onisciência. O que importa é o desejo e necessidades humanas.
Pensar em espiritualidade é superar a si mesmo, buscando o Deus que está incrustado em nós. É descortinar o velho homem, até descobrir a imagem e semelhança de Deus em nós. E para mim isso é santidade, distanciar-se do Velho homem para se aproximar do Deus presente em nós.
O que é mais importante é que Espiritualidade é dar vida, dar sentido, achar o sentido, no sentido de direção e no sentido de compreensão. É procurar o sentido de sua existência, e é tê-la não a partir de coisas, mas em si mesmo.
Mas há um problema sério na idéia de vida espiritual de hoje. O homem está tão centralizado, tão em busca de seus próprios interesses que não consegue mais deixar Deus ser Deus. Nossas músicas todas centralizam o homem e o programa para receber e buscar tudo para si.
Este texto não tem o intuito de tratado teológico, apenas de refletir sobre a atual situação, quem sabe como uma luta pelo discurso a fim de acordar os jeús, Hazaéis e mais 7.000 que não se prostram em torno da atual situação da espiritualidade brasileira. é só um começo, vem mais ai,

Que Deus nos ilumine.

3 comentários:

  1. ISSO E A PURA VERDADE, OQ TEMOS OBSERVADO PASTOR NO MEIO DA IGREJA DE CRISTO, E QUE AS PESSOAS ESTÃO MAIS PREOCUPADA EM OLHAR OQ OS OUTROS ESTÃO PROCURANDO FAZER DO QUE OLHAR PARA SUA PRÓPRIA VIDA ESPIRITUAL QUE ESTA INDO PARA O RALO, POR NAUM BUSCAR A VIDA DE SANTIDADE QUE DEUS DETERMINOU QUE VIESSEMOS BUSCAR, A VERDADEIRA ESPIRUTUALIDADE E A BUSCA DE SE AFASTAR DE TUDO AQUILO QUE TIRA NOSSO FOCO DA VONTADE DE NOSSA DEUS, OU SEJA, DAR LUGAR AOS DESEJOS DE NOSSA CARNE.
    POR ISSO IGREJA DE CRISTO, LUTEMOS CONTRA TAIS DESEJOS E FAÇAMOS A VONTADE DE NOSSO DEUS, ABÇOS.

    ResponderExcluir
  2. Hoje, o que está em crise além da espiritualidade, são as formas tradicionais de religião, vemos nos tempos atuais, no mundo secularizado, desencantado dos valores do verdadeiro sentido cristão e que são substituídos pelas ciências; os ideais pelos desejos; o ser pelo ter; o altruísmo pelo consumismo. Assim, a religião migra para a vida privada e os locais de cultos e deixando de influir no verdadeiro ser humano que Deus fez, para ficar totalmente dependente de magias e focos inexistentes, deixando de viver o verdadeiro e maravilhoso sentido da vida, e deixando também, ar vezes, ser comprometido com a felicidade, ética.

    Bela iniciativa, serei seguidor/divulgador de seus textos.
    Acho que todos nós, pois o amamos e amamos o que nos tem passado.

    ResponderExcluir
  3. verdade pastor.. e nao e so no brasil nao, o mundo todo ta assim. hog as higreja se transformarao em um grande aprisco onde em vez
    dos pastores guiarem as ovelhas eles as tosquiao.
    Vamos horar e se apegar com Deus pra que levante mas homens que nao pense como os demais.
    gracias pastor.
    7

    ResponderExcluir